Saídas com tempo integral | Fazenda do Café Tozan com Maria Fumaça

Museu Casa do Café
História do café e da Fazenda Tozan.

Etapas de produção
  - Plantio
  - Manutenção
  - Colheita
  - Secagens
  - Beneficiamento
  - Torra e moagem.

Cafezal
Visita ao cafezal com explicações e demonstrações dos diferentes pontos de maturação dos frutos, colheita manual (derriça e abanação) e mecanizada (colheitadeira).

Despolpador
Chegada dos frutos colhidos na lavoura, lavagem dos grãos, separação dos diferentes tipos de frutos dependendo da etapa de maturação, despolpamento do fruto maduro, e separação da casca para compostagem.

Terreiro de Secagem
Secagem Natural e Mecânica.

Casa Sede(Externo)
Construção datada de 1850: técnicas de construção, arquitetura e curiosidades.

Senzala
Escravidão, os primeiros imigrantes, sistema de parceria (escravidão branca).

Mirante
Ponto mais alto da fazenda e o terceiro mais alto de Campinas. Observação do cafezal, da fazenda e de toda a região. Sua importância histórica como testemunho do confronto das tropas de S. Paulo e Minas Gerais ,durante a Revolução Constitucionalista de 1932.

Jatobá
O bicentenário JATOBÁ, que nos surpreende com sua idade avançada, sua imponência e beleza. Estima-se que tenha mais de 250 anos!

Lojinha
Ponto exclusivo de venda dos Cafés TOZAN e artesanatos nacionais.

*O roteiro poderá sofrer alterações devido às condições climáticas.

Localização: Campinas - SP

Objetivo: Viajar pela história em um trem a vapor. Passando por fazendas de café, onde é possível conhecer a vida dos escravos nas senzalas, as condições de vida, os colonos italianos, o cafezal e a importância da estrada de ferro para escoar a produção cafeeira para o Porto de Santos. Além das construções, arquiteturas e curiosidades.